Código de barras: o que são e como funcionam

Código de barras: o que são e como funcionam

código de barras galardians

O que é um Código de barras e como encontrar?

O Código de barras é um símbolo utilizado por fabricantes para identificar seus produtos rapidamente. Ele é muito útil pois facilita à automação de processos nas empresas, organizando os produtos no supermercado, no sistema de armazenamento, de estoque, imprime as notas fiscais para saber quais produtos você comprou, torna possível escanear cupons e muitas outras coisas. No Brasil, o Código Nacional de Produtos foi introduzido formalmente em 29 de novembro de 1984.

 

Como funciona o Código de barras:

No Brasil utiliza-se o código EAN-13 representado pela imagem das barras e o número de 13 dígitos:

  1. As barras:

As barras do código foram projetadas para serem facilmente lidas pelos scanners ou leitores de código de barras. Ela consiste em barras de diferentes larguras. Cada número de 0 à 9 corresponde a um padrão de barra de diferentes comprimentos intercalando entre duas cores diferentes (preto e branco).

O código de barras começa e termina com 3 barras: uma barra preta, uma branca e outra preta, todas do mesmo comprimento!

  1. O número de 13 dígitos:

Os números são impressos em forma de texto para que nós humanos possamos ler facilmente. Isso é muito útil caso o leitor de código de barras não funcionar bem. Lembra no supermercado quando a caixa nao consegue scannear o produto e precisa digitar cada um dos números? Mais fácil do que ter que decifrar as barras! 🙂

leitor de código de barras galardians

Por que o Código de barras tem 13 números?

Ele consiste em 13 números com diferentes propósitos. Tomando-se como exemplo o código 7895287421582:

  1. os 3 primeiros dígitos representam a organização responsável por controlar a numeração. Ou seja, 789 representa que o produto foi cadastrado no Brasil, mesmo ele não sendo fabricado no Brasil.
  2. os 6 dígitos seguintes representam a identificação da empresa proprietária de tal prefixo; no exemplo é 528742.
  3. os dígitos 158 representam a identificação do produto, e são atribuídos pelo fabricante, quando o mesmo possui um prefixo próprio;
  4. o último dígito 2 é o dígito verificador que confirma que um número correto foi escaneado ou digitado. Ele funciona baseado em um cálculo matemático entre os números do código de barras que deve corresponder ao dígito de verificação. Se não, algo deu errado.

 

O que não está incluso:

Um código de barras não contém nenhuma informação sobre o preço do produto. Quando o código é escaneado, o computador do supermercado que verifica o preço do produto na database e diz quanto custa. Senão, um novo código de barras teria que ser impresso cada vez que o produto mudasse de preço!

O código de barras também não informa onde o produto foi fabricado. Por exemplo, se o produto foi fabricado na China ou no Brasil.

 

Sorteios

Em diversos sorteios as empresas requerem que você cadastre o código de barras do produto para participar de um sorteio. Mas como os códigos de barras podem ser encontrados facilmente, é normal que as empresas também peçam o cupom fiscal. Dessa forma é comprovado que você comprou o produto.

VEJA TAMBÉM …

Nenhum comentário

Comentários

%d blogueiros gostam disto: